Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

À conversa com... IN VOGUE

Olá a todos.

Hoje trago outra entrevista, desta vez uma entrevista à Silvana Querido do blog In Vogue. As perguntas já tinham sido feitas, uma vez que num projecto escolar tinha entrevistado a Silvana. Foram apenas respondidas de novo para rectificar algumas alterações. Espero que mais uma vez gostem. E todas as imagens foram retiradas do blog IN VOGUE. 


1.  Como surgiu a ideia de criar um blog sobre moda?
A ideia surgiu no decorrer da minha Pós-Graduação em Comunicação de Moda. Não me lembro ao certo quando comecei a ler e a ter conhecimento de blogues de moda, principalmente os portugueses, mas muitos deles foram os causadores do nascimento do IN VOGUE. Acho pelo menos uns 6 meses bastaram para que eu me decidisse a criar o meu próprio blogue. Ao estudar e ler moda, as 24h do meu dia eram praticamente preenchidas com esse tema e precisava de dar vazão à informação que ia adquirindo. Estava na hora de dar o meu ponto de vista e compartilhar com todos as minhas preferências sobre o assunto.

2. Nesse tempo já existiam bloggers portuguesas com este conceito de fashionista?
E o que é uma fashionista? Acho que esse conceito é [e está] meio esquizofrénico

3. Tem algum blog que considere muito bom sobre moda? Qual?

"Artur in the Woods" do meu amigo Artur Araújo. Ponto Final. É incrível o quanto ele percebe de moda. Surpreende-me todos os dias. Mas os blogues portugueses ainda deixam muito a desejar, confesso.

A nível internacional destaco o blogue de Julia Petit "Petiscos". Acho uma loucura como aquele blogue é  actualizado. Se passamos 10 minutos sem o ver, já perdemos 5 notícias super fresh e importantes sobre o mundo da música, moda, beleza ...
Em relação a blogues de street style temos o da Erin Kling "Style by Kling", "Vanillascented" da Maria Van Nguyen, "Columbine Smile", o blogue de Andy Torres .. mas penso que o meu preferido é mesmo o “Sincerely Jules”.



4. Qual é o/a seu/sua estilista preferido/a? O que a cativa nele/a?

A nível internacional Stella McCartney, Proenza Schouler, Balenciaga e Elie Saab será o nome que estará na “etiqueta” do meu vestido de noiva.

A nível nacional destaco Luís Buchinho, Alexandra Moura, Pedro Pedro e Felipe Oliveira Baptista.


5. Nesta temporada Primavera/Verão 2011, na sua opinião, qual é a tendência que mais se identifica?
Já passei pelo ''Color Bloking" mas estou cansada! Ando actualmente viciada em silhuetas minimalistas e cores sólidas dividindo-me entre preto, branco e nude! Ando ainda a tentar despertar o meu lado rock n’ roll que me ocupa completamente mas que ainda não conseguiu ser completamente despertado. 

6. Para si a moda é exactamente o quê?

Uma paixão. Um sonho. Uma maneira de estar e sentir. Um negócio. Pode ser tantas coisas, dependendo da maneira como a olhamos. 



7. Considera que, actualmente, a moda está acessível a todos? Ou pelo contrário ainda existem dificuldades para alguém se vestir bem?

Muito sinceramente, sou uma pessoa que não liga a marcas. Se me perguntarem se eu gosto de Prada, eu obviamente responderei que sim. Se gosto de Bimba&Lola, eu responderei que sim, mas se me perguntarem onde eu faço as minhas compras, eu responderei que neste momento comprar um casaco na Zara para mim é um luxo pelos preços que se estão a praticar
Por último, posso acrescentar que a Primark é um sucesso ... e mais não digo. Para nos vestirmos bem, não precisamos de muito dinheiro mas de bom gosto.


8. Pensa que possa existir exclusão social das pessoas que fogem aos padrões estabelecidos? Porquê?
Sim existe alguma, infelizmente. Apesar da mistura de culturas que vamos tendo em Portugal muitas das mentes tradicionais de Portugal são bastante fechadas. Acho que é um problema de mentalidades e cultura nada mais.

9. Sobre o Marketing-Publicidade, considera que seja um factor de grande influência na vida das pessoas?
Marketing-Publicidade na sua própria definição e raiz já incluem a palavra INFLUÊNCIA! São eles que criam necessidades quando estas não existem, quando queres uma sopa e a "vendedora" impinge-te um menu Sopa+Sandes por "apenas" mais um euro quando na verdade nem te apetecia a sandes e o euro nem compensa nada disso ...  E por aí vai ...

10. Que aconselharia a quem deseja enveredar nesta área da Moda?
Muita coragem e Boa Sorte ;)


Escolha:

1. Vestidos ou calças? Vestidos
2. Saltos ou Flat shoes? Flat
3. Deslumbrante ou simples? Simples [e natural]
4. Estilistas portugueses ou internacionais? Portugueses
5. Cores vibrantes ou tons crus? Crus
6. Marcas de luxo ou fast fashion? Se as pudesse ter .. marcas de luxo


Muito obrigada pela colaboração. 

BLOG: http://invoguewithsilvanaquerido.blogspot.com/

Esta entrevista veio num formato um pouco diferente, desde logo tem 10 questões e ainda umas de escolha. Mas como já referi foi uma entrevista que já tinha feito, mantive as perguntas, mas a entrevistada respondeu de novo. Como tal não achei que devia cortar pergunta nenhuma, apesar de ultrapassar as 8 questões.


To see the interview translated please use the box on the right sideof the blog. Thank you and sorry for the inconvenience

2 comentários:

Mariana disse...

adorei esta entrevista :) Congrats Teresinha!! *

Mariana de Albuquerque Lourenço disse...

é sem duvida um amor de pessoa!

beijinho, blogwalkinthestreets.blogspot.com